5 SINTOMAS DO CÂNCER DE PULMÃO

Sintomas

O câncer de pulmão é o tipo de tumor que mais causa mortes em todo o mundo, por isso estar atento aos sinais e sintomas bem como realizar um diagnóstico precoce da doença é fundamental.

Sendo o principal fator de risco o hábito de fumar, alguns sinais e sintomas devem ser investigados com maior atenção. Entre diversos sinais e sintomas, listamos abaixo alguns dos mais prevalentes:

  • Tosse crônica: Usualmente neoplasias pulmonares em estágios mais avançados ou em contato direto com a via aérea (mesmo em fases precoces da doença) podem produzir tosse frequente e incapacitante. Tosse que se prolonga por mais de duas a três semanas deve ser investigada com maior atenção.
  • Escarro com sangue: Neoplasias pulmonares podem provocar pequenos sangramentos dentro da via aérea, sendo frequente a presença de tosse ou escarro com sangue. Doença em estágio mais avançado ou localização mais central no pulmão pode ocasionar grande volume de sangramento e risco de complicações graves.
  • Falta de ar: A substituição de tecido pulmonar saudável pelas células doentes que o câncer provoca diminui a capacidade de troca gasosa e consequente função pulmonar do paciente. A compressão ou invasão da via aérea pela doença também é responsável por tal sintoma, podendo levar a complicações maiores como infecções pulmonares causada por obstrução das vias aéreas.
  • Dor torácica: Sintoma comum em pacientes com estágio mais avançado da doença, onde o tumor pode estar invadindo estruturas próximas como o mediastino, costelas, diafragma e outros. Pequenas lesões pulmonares ou a própria doença em estágio inicial costuma ser assintomática, não sendo a dor torácica sintoma comum nestes casos.
  • Perda de peso: Sintoma comum, porém não exclusivo do câncer de pulmão. Isso ocorre por um aumento nos processos metabólicos das proteínas, com consequente aumento na necessidade de calorias diárias e emagrecimento. Todo paciente com alto risco para câncer de pulmão e com emagrecimento de origem indeterminada deve ser investigado com maior atenção.

Em pacientes com risco elevado para câncer de pulmão a valorização e investigação apurada dos sinais e sintomas podem levar a um diagnóstico mais precoce e alterar o curso da doença, aumentando o êxito terapêutico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?